Essa estrutura de gestão foi desenvolvida pela Agência Central de Computação e telecomunicações do Reino Unido (CCTA) no final dos anos 80. Atualmente está sob administração da OGC – Office of Government Commerce (Secretaria de Comércio do Governo Inglês) sobre a norma BS-15000, anexo da ISO 9000/2000 de forma pública, aberta e flexível.
A utilização do ITIL baseia-se nos dois dos principais processos abaixo descritos:
1- Gerenciamento de Serviços (Suporte) – execução diária de todos os procedimentos e suporte a serviços de TI.
- Suporte (Service Desk);
- Gestão de Configurações (Configuration Management);
- Gestão de Incidentes (Incident Management);
- Gestão de Problemas (Problem Management);
- Gestão de Mudanças (Change Management);
- Gestão de Versões (Release Mana gement);
2- Gerenciamento de Serviços (Entrega) – Planejamento e melhoria dos serviços de TI.
- Gerenciamento de Serviços (Entrega) – Planejamento e melhoria dos serviços de TI.
- Gestão de Níveis de Serviços (Service Level Management);
- Gestão de Capacidade (Capacity Management);
- Gestão Financeira da área de TI (Financial Management for IT Services);
- Gestão de Disponibilidade (Availability Management);
- Gestão de Continuidade (IT Services Continuity Management);
Autor: José Eduardo Nascimento Figueiredo
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